Uma breve história de um grande fracasso

Dirceu Jr.
5 min readJan 9, 2022

--

Essa história começou quando eu era criança e navegava pela Internet no escritório do meu pai. Eu navegava pelos endereços por ele indicados, como nos das maiores empresas do setor aeroespacial: Boeing e Airbus. Eu gostava de ver as fotos das aeronaves.

Boeing 777

Mas um dia conheci um site chamado HpG ou Home Page Grátis e um amigo havia me mostrado como criar páginas usando o editor HTML Microsoft FrontPage. Logo eu estava criando e publicando no HpG páginas sobre temas como da fabricante italiana de carros Ferrari, do jogo eletrônico “CS” e da banda de rock Linkin Park. Ainda sem acesso em casa, editava as páginas durante a semana e levava em disquete para subir no escritório aos sábados. Naquela época era muito comum ver banners com a seguinte ideia: “Ganhe Dinheiro Com A Internet”. Eu não sabia, mas clicar nesse tipo de banner arruinaria a minha vida…

Não clique!

Um dia descobri uma falha de segurança em um site de letras de músicas. A falha permitiu eu editar uma letra e inserir um elemento HTML chamado “iframe”, carregando uma página minha dentro do site de letras. Eu não sabia, mas esse tipo de “funcionalidade” arruinaria a minha vida…

Na adolescência trabalhei em uma “agência de sites” e no vestibular optei pelo curso de Ciências da Computação, o qual rapidamente abandonei. Uma pessoa no Twitter estava procurando programadores para sua empresa recém formada, nessa altura eu já tinha experiência com desenvolvimento web e topei me aventurar em São Paulo.

Acontece que essa empresa trabalhava justamente com aquela ideia: “Ganhe Dinheiro Com A Internet”… A boo-box tinha um formato de publicidade inovador, baseado em in-text advertising, que abria ofertas do comércio eletrônico, muitas vezes baseados em programas de afiliados como os da Amazon e do Buscapé. Foi lá que tive acesso ao pré-lançamento da API (interface de programação) do Buscapé. Eu não sabia, mas…

Formato da boo-box

Mas eu não ficaria na boo-box por muito tempo. Após sair, desenvolvi entre outros projetos uma extensão para navegadores Chrome e Firefox que facilitava a comparação de preço pelos compradores, exibindo a comparação em um click. Essa extensão chamava-se “BuscaOfertas” e faze-la me abriu a porta para ser contratado pela Buscapé.

Extensão BuscaOfertas — Design por Mikael Carrara

Minha temporada como funcionário da Buscapé também não durou muito mas foi durante ela que comecei os projetos que mais me dedicaria na minha vida: o InstantOfertas e o Widget BuscaOfertas (que depois seria renomeado para Vitrine Responsiva).

O site InstantOfertas disponibilizava uma interface minimalista, otimizada para carregamento “hiper-ultra-mega” rápido para busca de produtos e comparação de preço na web.

InstantOfertas — Design por Mikael Carrara

A ferramenta Widget BuscaOfertas, que antecedeu a Vitrine Responsiva, começou com a ideia de disponibilizar aos publicadores de conteúdo uma vitrine de ofertas tão bonita e funcional quanto a usada pelo portal de notícias da Globo, o G1. Ela tinha uma interface minimalista, busca instantânea e era otimizada para carregamento rápido. Inicialmente foram disponibilizados formatos pré-desenhados: alert, widget e mobile.

Widget BuscaOfertas — Design por Mikael Carrara

Com meu novo foco de desenvolvimento sendo o Widget/Vitrine eu deixei de manter a extensão, o que se mostrou um grande erro, uma vez que o próprio Buscapé precisava de uma extensão, vindo a lançar uma anos após…

No ano de 2011, por ter experiência em trabalhar com as APIs de várias empresas tive a excelente oportunidade de trabalhar com o Bob em uma startup chamada Appies.

Bob e Guga — Hackathon Appies & Buscapé Company

A Appies buscava promover e fomentar o trabalho de desenvolvedores individuais que usam as plataformas das empresas (assim como eu usava a plataforma da Buscapé) nos seus aplicativos. Eu tive a melhor oportunidade mas não soube trabalhar…!

Enfim… Por alguns meses enquanto eu trabalhava na Appies a ferramenta Widget BuscaOfertas gerou uma quantidade alta de comissões e acredito que por isso eu insisti tanto de trabalhar nela e depois na Vitrine Responsiva. Eu havia ganho dinheiro pela Internet!

Mas eu não analisei os dados para saber onde exatamente havia gerado tantas comissões. E nos meses seguintes as comissões minguaram…

Eu insisti em desenvolver o código, melhorar os produtos exibidos, otimizar e adicionar funcionalidades. Foram muitas noites e finais de semana de trabalho. Em 2013 redesenhei o Widget para um formato único que se ajustava ao espaço disponível da página do publicador ou do dispositivo do visitante. Renomeada “Vitrine Responsiva” por causa do seu design responsivo a ferramenta recebeu 12 horas por dia da minha atenção e trabalho por um semestre de 2014 inteiro. E apesar de em 2015 ter sido usada por sites como o Catraca Livre, BandaB, Paiquere, Bem Paraná entre outros… as comissões foram muito baixas.

Vitrine Para Design Responsivo — Design por Mikael Carrara

Quando fui conversar com um grande publicador de conteúdo fiquei sabendo que o maior defeito da minha Vitrine Responsiva era a baixa taxa de conversão comparando com concorrentes como Criteo, Google Ads, Outbrain e outros.

Eu tentei, sem sucesso, me concentrar e implementar o uso de dados dos visitantes com a Navegg. Eu sabia que precisava usar as informações dos cookies e fazer re-targeting ou um sistema de recomendação mas nesse ponto eu já havia quebrado. Eu já havia fracassado.

E na verdade o problema não foi eu tentar fazer negócio em cima da plataforma de outra empresa ou usar um modelo de negócios baseado em marketing de afiliados (Ganhe Dinheiro Com A Internet). O problema foi minha miopia e tremenda falta de consideração pelas pessoas que conviviam comigo e pelas pessoas que trabalhavam ou queriam trabalhar comigo (e por isso sinto a necessidade de me desculpar!).

Demorou mas recentemente coloquei na cabeça que não devo mais usar meu tempo nesses projetos. Publiquei os códigos no GitHub para quem quiser usar (InstantOfertas, Notificação Lomadee e Vitrine Para Design Responsivo) e os formatos ficaram disponíveis no Lomadee até o início de 2021 quando pedi a remoção.

A vida dá novas oportunidades e o que vai dizer se no futuro vou escrever um texto antagonizando esse não vai ser somente a capacidade técnica e o teor dos meus projetos, e sim uma nova abordagem em relação ao respeito às pessoas.

O mundo somente será lindo, quando houver o devido respeito e amor fraternal, entre todos os homens e todas as nações…

--

--

Dirceu Jr.
Dirceu Jr.

Written by Dirceu Jr.

software developer, tech enthusiast, applied artificial intelligence student 👨‍💻 developer of 🌐 http://coora-ai.com 🧭 http://igapo.tech

No responses yet